20 cinema brasil

 Ciclo de Cinema do Brasil - Porto

12 a 16 de Outubro

19 paixao fortes

 III Ciclo de Cinema - Hotel Ipanema Park

"Paixão dos Fortes" - 29 de Outubro 2005

A vitória do mítico xerife Wyatt Earp sobre os Clanton no O.K. Corral, serve de tema para esta obra-prima de John Ford, realizada em 1946 e que retrata de forma magistral um dos capítulos da conquista do oeste americano.

18 psico

 III Ciclo de Cinema - Hotel Ipanema Park

"Psico" - 1 de Outubro 2005

Marion Crane (Leigh), confrontada com alguns problemas económicos, decide apropriar-se de 40 mil dólares do seu patrão. Em fuga, encontra um motel isolado. O motel é dirigido pelo jovem Norman Bates (Perkins), aparentemente dominado por uma mãe autoritária. Preocupada com o desaparecimento de Marion, a irmã, Lila (Miles) procura o seu namorado, Sam Loomis (Gavin), e juntos começam a investigar. Entretanto, um detective está também interessado na recuperação do dinheiro. Realizado em 1960, «Psycho» é uma das maiores referências do cinema de terror moderno.

17 tempo ciganos

 II Ciclo de Cinema - Casa das Artes

"Tempo dos Ciganos" - 17 de Dezembro 2004

Com a promessa de melhores tempos, um jovem cigano é aliciado por um bandido a fugir de casa para uma vida marginal. À medida que vai aprendendo a arte do crime, o rapaz procura a sua irmã (que supostamente teria feito uma operação à perna) e tenta juntar dinheiro para realizar a sua fantasia de voltar a casa para casar com a mulher dos seus sonhos.

16 policia lei

 II Ciclo de Cinema - Casa das Artes

"Polícia sem Lei" - 24 de Novembro 2004

Mergulhado no universo das drogas e do jogo, um tenente da polícia de Nova York inicia a sua descida para o inferno. Dois acontecimentos vão dar-lhe a oportunidade de redenção: um torneio de baseball pelo qual ele arrisca a vida e o trágico estupro de uma jovem freira.

15 primavera tardia

 II Ciclo de Cinema - Casa das Artes

"Primavera Tardia" - 29 de Outubro 2004

O professor Shukichi dedicara muito do seu tempo aos seus estudos, deixando à sua filha, Noriko, a tarefa de gerir a casa. Um dia,  um velho amigo da família (Onodera), lembra Shukichi do seu dever parental de casar Noriko. Entretanto, Shukichi conhece uma viúva (Sra. Miwa) e Noriko apercebendo-se que o seu pai e a Sra. Miwa se dão bem, vai aceitando gradualmente que a vida terá de continuar separadamente do seu  pai.

14 futuro radioso

 II Ciclo de Cinema - Casa das Artes

"O Futuro Radioso" - 24 de Setembro 2004

Numa pequena comunidade do estado de Nova Iorque quase todas as suas crianças morreram num acidente com o autocarro escolar. Ao tomar conhecimento desta tragédia, o advogado Mitchell Stephens, parte para a localidade e começa a oferecer os seus préstimos. Inicia um inquérito minucioso, fala com testemunhas e com a condutora do autocarro. Tenta servir-se da jovem Nicole, uma adolescente que foi a única das crianças a sobreviver ao acidente. Mas, à medida que avança no seu inquérito Mitchell vai perdendo o seu tradicional cinismo acabando por se confrontar com os seus próprios dramas pessoais...

13 delicatessen

 II Ciclo de Cinema - Casa das Artes

"Delicatessen" - 30 de Julho 2004

Um amável palhaço, Louison, muda-se para um prédio de apartamentos decadente (com um talho no rés-do-chão) e apaixona-se pela filha do talhante, Julie. Quando se sabe que o pai de Julie está na verdade a matar seres humanos e a vender a sua carne aos carnívoros do prédio, Julie tem de decidir entre manter-se leal ao negócio do pai ou contar a verdade, para salvar Louison de se tornar a próxima vítima.