Projecto AMAI – Porto / São Tomé e Príncipe 2009-2011

foto 01

A AMAI dedica-se este ano, em especial, ao conhecimento da realidade de um dos mais singulares países de língua portuguesa – São Tomé e Príncipe (STP), organizando uma série de iniciativas que pretendem dar a conhecer a geografia, o povo e a cultura sãotomenses. Este Projecto iniciou em 2009 e está prevista a sua continuação em 2011.

INTERCÂMBIO ESCOLAR
Assumem neste desígnio particular importância, as relações com as crianças, pois é enorme o efeito catalisador com que podem contribuir para esta aproximação.

As iniciativas têm decorrido em STP e no Porto, desde Setembro de 2009. Estão envolvidas para este fim, instituições educativas da cidade do Porto (Tangerina, Educação e Ensino e Colégio Nossa Senhora do Rosário) e da República de São Tomé e Príncipe (Escola Portuguesa e IDF, Instituto Diocesano de Formação João Paulo II), num programa de actividades que permite o aprofundamento do conhecimento das diferentes culturas, nomeadamente através de projectos que estimulem a criação artística e literária. A troca de trabalhos entre as quatro instituições escolares tem sido regular e entusiasta e a AMAI servindo como interface, tem vindo a promover uma série de iniciativas em cada escola do Porto e de São Tomé, as quais têm permitido, que de forma mais participativa e viva, se aprofunde o conhecimento acerca de STP e do Porto respectivamente.

Em SãoTomé e Príncipe - Apresentações nas escolas envolvidas -  Fevereiro de 2010

foto 02

video 02   video 03
(Apresentação do Intercâmbio e Boas-vindas)               (O Hino de STP e o Hino Nacional Português)

 

No Porto - Visita da Dra. Isaura Carvalho (directora do IDF), ao Colégio do Rosário - 8 de Março de 2010 (excerto)

video 01

No Porto - Apresentação no Colégio do Rosário - 14 de Abril de 2010
Com a presença do Sr. Cônsul e Vice-Cônsul de STP no Porto, alguns São-tomenses, alunos e professores do Tangerina e Colégio do Rosário envolvidos no projecto.

foto 03
               (Exposição Artigos de São Tomé)                                            (Alunos do C. Rosário e Tangerina)                                         (Sr. Cônsul fala de STP)

VIAGEM E ACOLHIMENTO NO PORTO, DE ALUNOS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
O trabalho destas instituições educativas permitiu que um programa de acolhimento de crianças sãotomenses, idealizado desde o início do projecto, fosse concretizado.

Assim, entre os dias 7 e 13 de Maio de 2010, 4 crianças de 12 anos (alunos do IDF), acompanhadas pela respectiva professora e pelo Sr. Bispo de São Tomé e Príncipe, virão até ao Porto, onde, integradas no dia-a-dia de uma família de acolhimento irão, para todos os efeitos, fazer parte dessa família e ao mesmo tempo ser integradas nas actividades escolares das instituições escolares deste projecto, no Porto. Será, com certeza, uma experiência de vida inesquecível para todos.

No contexto desta visita, os Bispos do Porto e de São Tomé e Príncipe concelebraram uma Missa na Igreja da Misericórdia (R. das Flores), no Domingo, dia 9 de Maio, às 11h00 para a qual todos estiveram convidados a assistir. Foi um pretexto para todos se conhecerem e na qual esteve presente o Sr. Cônsul de São Tomé e Príncipe, no Porto.

 

EXPOSIÇÃO NO PORTO -  9 DE OUTUBRO A 31 DE DEZEMBRO DE 2010


“VIAGEM A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – PARTIDA: SEC. XIX, CHEGADA: SEC.XXI”

foto 04    foto 05

Este intercâmbio escolar constitui um pretexto para o que a AMAI (e à semelhança da Exposição que organizou em 2008 Abel Salazar O Desenhador Compulsivo) pretende, paralelamente, organizar na cidade do Porto: um Programa Cultural, que envolva a cidade, partindo duma Exposição de Trabalhos sobretudo de Fotografia e Filmes Documentais sobre São Tomé (sec. XIX); outras Artes e Tradições africanas: Pintura, Escultura, Danças, Gastronomia, Artes Manuais pretende-se que também façam parte desta exposição que incluirá naturalmente os trabalhos dos alunos resultantes do intercâmbio escolar e artigos naturais e artesanais são-tomenses.
A todas estas actividades juntar-se-ão projectos de promoção da saúde e prevenção de doença estabelecidos com instituição parceira. (VER DESTAQUE DA EXPOSIÇÃO)

A AMAI pretende desta forma, ao longo de 3 meses, mobilizar a cidade do Porto, para um maior conhecimento e curiosidade acerca de um país tão singular: São Tomé e Príncipe.

Este projecto pretende-se que tenha continuação em 2011, envolvendo instituições educativas e de outras áreas, permitindo, que desta forma, continuem as parcerias e novos programas com e sobre São Tomé e Príncipe.

foto 06

Agradecimentos:
Tangerina - Educação e Ensino
Colegio Nossa Senhora do Rosario
Universidade do Porto
Consulado da Republica de São Tome e Principe
Diocese do Porto
Misericordia do Porto
Futebol Clube do Porto
Sea Life Porto
Casa da Musica
GNR - Quartel do Carmo