Publicação Passatempo de Fotografia Viagem a São Tomé e Príncipe 2010

Revista Attitude Interior Design, Nº36 Nov/Dez 2010

divulgacao stome thumb

NOTA DE IMPRENSA - 6 DE MAIO 2010

 PROJECTO S. TOMÉ E PRÍNCIPE
Intercâmbio Escolar e de Acolhimento

A AMAI (www.amaieurope.org ) tem como objectivos estatutários a exploração e o desenvolvimento dos sentidos e das capacidades humanas através da criação de pontes entre a Medicina, a Ciência e a Sociedade.

Para atingir esse objectivo vem desenvolvendo várias acções junto de populações específicas, nomeadamente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visam promover a cultura portuguesa no mundo, facilitando relações de confiança e de solidariedade entre as pessoas e difundindo o fundamental  respeito pelas diferenças, humanismo e universalidade.

O ano de 2010 é dedicado pela AMAI a São Tomé e Príncipe (STP), através do conhecimento da história, da geografia, do povo e da cultura são-tomenses. As iniciativas, que decorrem em STP e no Porto, valorizam as relações “com” e “entre” as crianças, pois é enorme o seu efeito catalisador de aproximação.

Nesse âmbito foi estabelecido um Intercâmbio Escolar  entre os Colégios “Tangerina" e "Nossa Senhora do Rosário", no Porto, e o "Instituto Diocesano de Formação João Paulo II" e a "Escola Portuguesa", em STP, que numa interacção recíproca de trabalhos diversos, aprofundam o respeito pela cultura dos dois países e estimulam o gosto pela ciência e pelas criações artística e literária.

Como complemento daquela iniciativa realiza-se, a partir de 7 de Maio, um primeiro Intercâmbio de Acolhimento entre as escolas envolvidas: alunos santomenses, acompanhados por uma professora  e pelo Bispo de São Tomé e Príncipe, D. Manuel António, vêm ao Porto, onde se integrarão nas actividades escolares e no dia-a-dia de cada uma das famílias de acolhimento, escolhidas pelas escolas portuenses.

Esta iniciativa conta com o patrocínio do Consulado de São Tomé e Príncipe no Porto e da Irmandade Militar de Nª Sª da Conceição, e conta com o apoio da Diocese do Porto, cujo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, receberá estas crianças dia 09 de Maio.
Após a recepção celebra-se, pelas 11 horas, uma missa na Igreja da Misericórdia, no contexto da Festa de Nossa Senhora da Misericórdia, Padroeira da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Para mais informações, e para saber como apoiar outras iniciativas solidárias com São Tomé e Príncipe, favor contactar:
Associação para a Medicina as Artes e as Ideias
91 757 36 30